REGULAMENTO

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DO FESTIVAL DE MÚSICA CATÓLICA DIOCESANO “MELHOR PRA JESUS”

1. OBJETIVOS

a)      O Festival Diocesano “Melhor Pra Jesus”, organizado pelo Centro Diocesano de Pastoral da Diocese de Mogi das Cruzes, tem como objetivo de descobrir e revelar novos talentos na música Católica, assim promovendo a evangelização através da música;

b)      O Festival “Melhor Pra Jesus” é de cunho católico. Sendo assim, a sua expressão artístico-musical tem como objetivo a explanação dos atos e da Palavra de Jesus de Cristo, o Filho de Deus Pai, e da fé nele professada através da Igreja Católica Apostólica Romana, que tem como sucessor de São Pedro o Papa Francisco, bem como os atos e experiências de fé e conversão de pessoas que seguem os preceitos de Cristo;

c)      O Festival “Melhor Pra Jesus” é um festival somente interno da Diocese de Mogi das Cruzes, que compreende os 10 municípios que compõem a Diocese de Mogi das Cruzes (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel, Suzano).

 

2. COMISSÃO ORGANIZADORA

a)      A realização deste festival é por inteira responsabilidade do Centro Diocesano de Pastoral da Diocese de Mogi das Cruzes;

b)      Toda a equipe de organização do Festival “Melhor Pra Jesus”, aqui denominada de Comissão Organizadora, é composta pelo Exmo. Sr. Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo Diocesano; Pe. Reginaldo Martins da Silva, Coordenador Diocesano de Pastoral; Cícera Thadeu dos Santos, Secretária Diocesana de Pastoral; Miller Gomes, Cantor e Produtor -Produtora Casa Branca; Laercio Rodrigues, Musico e Cantor - Fundador Catholic Music; Angélica Maria Ribeiro – Responsável pelos Ministérios de Música da Renovação Carismática Católica, Gilberto Hermes Medeiros – Ministério Oásys, Richard Wagner de Oliveira Portela e Flavia Braz Portela – Comunidade Voz de Deus; Daniela Marcilio – Musica - Escola de Música Denilson Cleber & Cia.

 

3. CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO:

a)      Por ser um Festival Católico, é considerado participante qualquer pessoa ou grupo musical, brasileiro ou não, que professe a fé católica;

b)      O Festival tem como única categoria o estilo livre de música, permitindo a liberdade, portanto dos seus participantes, seja ele solo, banda, ministério ou grupo, na forma, estilo musical, ritmo e conteúdo das composições musicais;

c)      Cada participante deverá: ter no mínimo 14 (quatorze) anos completos e no máximo 65 (sessenta e cinco) anos;

d)      Os participantes menores de 18 (dezoito) anos deverão ser representados por seus respectivos representantes legais e somente estes poderão inscrevê-los no Programa;

e)      Os participantes estrangeiros, deverá comprovar a regularidade e legalidade de sua permanência no país, em atendimento à legislação vigente, através da apresentação prévia de toda e qualquer documentação pertinente;

f)       As inscrições e informações no site: www.melhorprajesus.com.br;

g)      Poderão ser inscritas cinco músicas, ambas na língua portuguesa. As três músicas primeiras devem ser de cunho autoral e não ter sido gravada e/ou comercializada. As duas músicas finais poderá ser cover, ou seja, uma versão de algum artista/ banda já existente. O material de audiovisual deve obedecer ao mínimo e máximo de 90 (noventa) segundos, um link no youtube com – nome do artista ou grupo seguido do nome #MPJ2017; Exemplo: (Fabiano Araújo #mpj2017) lembrando que no youtube será um canal exclusivo;

 

4. DATA E LOCAL - SEMIFINAL

23 a 25 de novembro de 2017

Horário: das 21h00 às 23h00

Praça Cel. Benedito de Almeida, s/nº - centro – Mogi das Cruzes

 

26 de novembro de 2017 - SHOW DOS GANHADORES DA FINAL

Horário: 19h00 às 23h00

Praça Cel. Benedito de Almeida, s/nº - centro – Mogi das Cruzes

 

5. INSCRIÇÕES

1ª Fase

a)      Os participantes poderão se inscrever individualmente ou em grupo. No caso de grupo, banda ou ministério, a inscrição deverá conter os dados de todos os participantes no espaço correspondente do formulário de inscrição;

b)      As inscrições se iniciam no dia 09 de agosto e se encerram no dia 09 de setembro de 2017. Não será prorrogada a data de entrega das inscrições;

c)      As inscrições poderão ser realizadas somente pelo site: www.melhorprajesus.com.br na própria página do “home – inscreva-se” Dessa forma o candidato irá fazer o download do regulamento, modelo de preenchimento da letra autoral, modelo de preenchimento do release e preencher a ficha de inscrição online. Na própria inscrição o candidato realizará o upload dos documentos citados anteriormente e de uma gravação da música autoral*;

A gravação poderá ser simples (voz e violão), lembrando que o audiovisual tenha os 90 (NOVENTA SEGUNDOS). O material servirá para avaliação prévia de três jurados, contudo não irá analisar a qualidade da gravação, mas sim a percepção melódica da letra autoral.

d)       O número de inscrições por participante é limitado a 5 (cinco) músicas, sendo até três autoral e duas outra renomada;

e)      Para os interpretes que não são compositores poderá participar com músicas de outros compositores;

f)        Haverá inscrições para os compositores não interprete, que disponibiliza suas músicas para serem interpretadas;

g)      Os grupos/ ministérios deverão especificar um líder, que será o canal de contato com a Comissão Organizadora e o responsável por todo e qualquer efeito decorrente da participação de seus integrantes no Festival “Melhor Pra Jesus”;

h)      No site: www.melhorprajesus.com.br terá as orientações para postar a letra das canções/músicas autorais, assim como os nomes dos autores e também do grupo, o release (breve histórico) do cantor (a) ou conjunto e a gravação das canções/músicas autorais. Lembramos que o processo da inscrição será online. A canção/música não precisa necessariamente estar registrada em cartório;

i)       A Comissão Organizadora confirmará o recebimento do material através do e-mail de contato do líder, que deverá estar anotado na ficha de inscrição.

j)       Todo material enviado será avaliado pela Comissão Organizadora e pelos jurados do quesito letra e musicalidade. A avaliação dará a cada canção/música: a) uma nota de 5,0 a 10,0 com a variação de “0,5”; b) auditórias notas livres em aplausos; c) públicos de casa votação por site em %;

k)      No dia 15 de outubro de 2017 será divulgado no site: www.melhorparajesus.com.br a lista oficial dos vinte e quatro (24) selecionados da primeira fase;

l)       As vinte e quatro (24) músicas selecionadas serão convidadas a se apresentarem na 2ª fase deste Festival. As músicas selecionadas serão aquelas que tiverem mais pontos;

m)   O material enviado não será devolvido aos inscritos, seja em virtude de desistência do próprio participante, seja devido à não classificação;

n)      A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais). Este valor deverá ser pago através de depósito bancário (ou transferência bancária) na conta Banco: Bradesco (237) – Agencia: 0148-1 conta corrente: 100.192-2 – Titular: Mitra Diocesana de Mogi das Cruzes – CNPJ nº 52.580.453/0001-38;

O valor não será devolvido em hipótese de desistência ou de não classificação para as primeiras colocações que darão direito a prêmios.

o)      O prazo para o pagamento da taxa de inscrição é automático para o cadastramento da inscrição;

p)      O material enviado não será devolvido aos inscritos, assim como nenhum valor será devolvido aos participantes após a inscrição, seja em virtude de desistência do próprio participante.

 

2ª Fase

a)      A 2ª Fase deste Festival será ao vivo na Faculdade Paulo VI, nos dias 29/10/2017; 05/11/2017; 12/11/2017; 19/11/2017. No período da tarde;

b)      A Comissão organizadora enviará por e-mail o convite e orientações da 2ª Fase do Festival “Melhor Pra Jesus” para os cantores/conjuntos selecionados. A data limite para a divulgação do resultado é 15 de outubro de 2017;

c)      O ato da inscrição implica, para todos os efeitos, sua integral e expressa aceitação de todos os termos do presente regulamento, termo de responsabilidade pela fidelidade das informações fornecidas ou que venha a apresentar, e na autorização dos direitos conexos de interpretação e execução musical, englobando, nessa autorização, o uso da música inscrita, do material enviado, e do nome e da imagem dos participantes para fins de promoção e publicidade necessários à realização, divulgação e confecção de material do Festival “Melhor Pra Jesus”, em sua 1ª edição ou em suas edições posteriores;

d)      Das inscrições selecionadas terão 4 apresentações, independente de cantores individuais ou conjuntos. As vagas serão preenchidas por ordem de classificação. No caso de desistência a Comissão Organizadora abrirá espaço para o preenchimento da vaga por ordem da classificação já constituída no final da 1ª Fase;

e)      A relação de todos os participantes será divulgada no site: www.melhorprajesus.com.br. E no dia 26 de novembro a grande final. A ordem de apresentação será feita de maneira aleatória durante o evento.

 

1ª FASE (Envio do Material) – 09 de agosto a 09 de setembro de 2017

2ª FASE – Divulgação dos selecionados: 15 de outubro de 2017

               - Início das Apresentações: 29/10; 05/11; 12/11; 19/11

3ª FASE – Semifinais: 23 a 25 de novembro de 2017 – Evangelizai – Festa Diocesana

FINAL – 26 de novembro de 2017 – Evangelizai – Festa Diocesana – Solenidade Cristo Rei

 

Datas

Apresentações

Finalista

29/10/2017

12 selecionados

2 participantes

05/12/2017

12 selecionados

2 participantes

 

Repescagem

 

12/11/2017

10 selecionados

1 participante

19/11/2017

10 selecionados

1 participante

 

              

6. INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS

a)      A letra da canção/música, contendo o(s) nome(s) do(s) autor (es) e do grupo. Serão aceitos nos formatos: DOC, DOCX, ODT, PDF;

b)      O comprovante de deposito digitalizado (“escaneado”). Formatos aceitos: JPG, PNG, PDF;

c)      Arquivo de Texto com release/biografia do cantor (a)/ grupo, etc... Serão aceitos nos formatos: DOC, DOCX, ODT, PDF;

d)      Vídeo do cantor/grupo, formato audiovisual pelo YOUTUBE.

 

7. APRESENTAÇÕES

a)      Os gastos com despesas relacionadas ao transporte dos músicos para o Festival “Melhor Pra Jesus” são de inteira responsabilidade dos mesmos;

b)      Quando a realização do Festival “Melhor Pra Jesus”, cada participante será responsável pelos seus pertences, instrumentos, equipamentos, ou qualquer outra coisa de caráter pessoal, não cabendo à Comissão Organizadora nenhuma responsabilidade sobre os mesmos;

c)      O figurino deverá ser adequado à proposta da Evangelização, que é o objetivo primeiro deste Festival. Não será permitido o uso de roupas curtas, decotada, transparentes, insinuantes, acessórios extravagantes, ou qualquer outra situação que caracterize degradação da moral e fé cristã durante o Festival;

d)      A Comissão Organizadora disponibilizará de uma banda nas apresentações para os cantores/grupos que precisarem. Não disponibilizará de instrumentos no palco durante o Festival. Todos os instrumentos deverão ser trazidos e mantidos sob os cuidados de cada grupo participante;

e)      A Comissão Diocesana disponibilizará também de som mapa de palco;

f)       O tempo total de participação no palco, seja, arrumação dos instrumentos, passagem de som e execução da música não pode exceder 20 (vinte) minutos;

g)      O Festival “Melhor Pra Jesus” é de música, logo não será permitida apresentação de outras manifestações artísticas (dança ou cênica, por exemplo) ou faladas (palestras, pregações, testemunhos). A apresentação do cantor/grupo será feita pelos apresentadores do Festival antes da execução da música, não sendo necessária qualquer manifestação por parte dos componentes do grupo;

h)      Todos os selecionados/candidatos deverão comparecer no início do Festival com quarenta minutos de antecedência e permanecerem até a finalização. Deverão também prestigiar todas as apresentações dos músicos concorrentes. Caso o contrário acarretará na desclassificação do Inscrito;

i)       Os selecionados estão cientes de que na apresentação à banca de jurados, poderão solicitar outros testes ou apresentação de outra música;

j)       As apresentações iniciarão no domingo dia 29/10 até o dia 19/11/2017, no auditório da Faculdade Paulo VI, todas no período da tarde;

k)      Das apresentações sairão 6 finalistas e no dia 25 de novembro, conheceremos o sétimo finalista que será o mais visualizado pelas redes sociais YOUTUBE;

l)       Os selecionados poderão convidar seus familiares, a sua comunidade/paróquia para participarem da torcida e prestigiarem os cantores/grupos da Diocese.

 

8. JURADOS

a)      As decisões do júri serão irrecorríveis e irrevogáveis;

b)      Os membros do júri serão orientados conforme os critérios abaixo:

ü  Para todos os concorrentes, deverá ser avaliada a competência média de todos os participantes, e não apenas daqueles que mais se destaquem.

ü  As notas serão dadas nos valores de 5 (cinco) a 10 (dez) pontos, com intervalos de 0,5 (cinco décimos), em todos os quesitos avaliados. A nota final será a média ponderada de cada um dos quesitos, que serão os seguintes:

Ø  Letra: composição, aspectos teológicos e doutrinais e mensagem;

Ø  Música: composição, arranjo, prosódia (adequação à letra);

Ø  Interpretação: clareza de comunicação, presença de palco, técnica vocal, afinação vocal;

Ø  Arranjo: criatividade, originalidade, técnica instrumental, afinação dos instrumentos;

Ø  Espiritualidade: Postura dos músicos, forma cristã em que se apresenta;

Ø  Sentimento: Convidados do Festival darão uma nota geral para cada apresentação.

 

9. PREMIAÇÃO

a)      A premiação do Festival “Melhor Pra Jesus” ocorrerá no dia 26 de novembro de 2017, no Evangelizai – Festa Diocesana;

b)      Haverá premiação especial para as seguintes categorias: Melhor Música e Letra (1º, 2º, 3º colocados);

c)      Troféus para as seguintes categorias:

o   Para o 4º, 5º, 6º e 7º colocados;

o   Melhor musico ou musicista;

o   Melhor vocalização;

o   Melhor composição;

o   Melhor intérprete.

d)      Gravação de uma mídia (CD) com as melhores músicas dos ganhadores, contendo 10 faixas;

e)      O CD contendo 10 faixas, os ganhadores poderão comercializar nas redes sociais, como na venda respeitando que uma porcentagem (25%) será doada ao Centro Diocesano de Pastoral, os outros (75%) serão divididos da seguinte forma: 25% para a produtora que representará os ganhadores e (50%) pertence aos ganhadores do valor do líquido;

f)       O Centro Diocesano de Pastoral dará um aval por meio de uma carta de apresentação nas diversas paróquias e comunidades onde os finalistas terão a oportunidade de se apresentarem, contando com o apoio e orientação da Comissão Organizadora;

g)      A divulgação dos ganhadores no site: www.diocesedemogi.org.br e www.melhorprajesus.com.br

      

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

a)      A Comissão Organizadora poderá alterar este regulamento, em reunião especialmente convocada com os seus integrantes, com a posterior comunicação e os desdobramentos necessários que se fizerem adequados ao bom andamento do Festival e ao cumprimento de seu objetivo;

b)      Os casos omissos, não contemplados nesse regulamento, serão decididos pela Comissão Organizadora;

c)      O CD contendo 10 faixas, os ganhadores poderão comercializar nas redes sociais, como na venda respeitando que uma porcentagem (25%) será doada ao Centro Diocesano de Pastoral, os outros (75%) serão divididos da seguinte forma: 25% para a produtora que representará os ganhadores e (50%) pertence aos ganhadores do valor líquido.